Dicas de como fazer um blog...Como montar seu mídia kit?







Olá meninas e meninos,sei bem porque chegou por aqui,está querendo fazer um blog de sucesso, e não sabe como fazer seu mídia kit,ok?!Pois bem chegou no lugar certo,vou abordar um assunto bem complicado que  nem sou tão expert nisso,mas tenho meu próprio mídia kit, e vou ajudar um pouco vocês sobre isso,bora começar?!
O assunto é polêmico, justamente porque não existe um texto oficial ou guia de boas práticas disponível sobre a construção de Mídia Kits. A falta de informação qualificada e específica sobre o tema faz com que os interessados tenham como referência apenas outros Mídia Kits de blogs mais experientes (o que acaba gerando um fenômeno desagradável: a reprodução quase que na íntegra de conteúdos que deveriam ser pessoais e intransferíveis).
Pensando nisso, decidi publicar aqui no blog parte da minha pesquisa sobre o assunto ,afinal de contas quando comecei também  se passava várias dúvidas na minha cabeça,de como fazer ,que assunto abordar e etc.
Para ajudar os interessados(e uma linda amiga que me perguntou sobre isso,a camila#beijooolindona) a construir um Mídia Kit bacana, que tenha a cara do seu blog e que não seja simplesmente uma cópia do trabalho de outra pessoa.
                             
MÍDIA KIT: O QUE É E PARA QUE SERVE?
Mídia Kit é um arquivo disponibilizado pelos sites e blogs apresentando todas as suas características de acesso, público e demais dados relevantes para um possível anunciante. Seu objetivo é auxiliar os interessados a encontrar todas as informações necessárias para anunciar no seu blog, facilitando a sua experiência.
Quando criei meu blog não tinha noção de como era isso e pra quê servia,e hoje sei que me ajuda bastante quando a empresa quer saber mais um pouco de mim e meu blog.
Mídia Kit funciona como uma espécie de vitrine, onde o veículo destaca suas melhores características, motivando o anunciante a contratar espaço publicitário e outras formas de mídia paga dentro do seu site. Sendo assim, ele é um recurso essencial para blogs que desejam monetizar suas atividades.
                               LOCALIZAÇÃO E PLATAFORMA
Vou ser o mais breve possível pois um poster muito grande fica bem cansativo.
O primeiro passo na cosntrução de um Mídia Kit é criar uma página específica dentro do seu blog, somente para essa finalidade. Essa página será uma espécie de canal exclusivo para contatos de negócio e deverá conter apenas dados relevantes para o anunciante.
É importante que as suas formas de contato (e-mail, telefone etc.) estejam presentes e bem visíveis na página. O Mídia Kit pode ser reproduzido nesta página ou apenas informações gerais, com um link para visualização e/ou download do Mídia Kit completo – geralmente em um arquivo PDF ou PPT.
                     
                  preços e espaços publicitários-aprenda como fazer
Sabe que uma das coisas que tinha mais dúvida no início era sobre isso $$$ quanto cobrar em cada banner?Um Mídia Kit deve explicitar quais são as opções de espaço publicitário ofertadas, quais os tamanhos disponíveis para os anúncios e as suas posições dentro do site. Não existe uma fórmula exata na hora de calcular o preço das peças publicitárias e o procedimento mais comum é pesquisar os valores cobrados por blogs que no caso seja um preço  que especifique a sua audiência,não adiante querer cobrar o que não vale,entederam?
 Divulgar esses valores dentro do Mídia Kit fica à critério do blogueiro.
As formas mais comuns de publicidade em blogs são:
  • Banner – Anúncio gráfico que pode ser tanto uma imagem estática quanto animada e que geralmente possui um link para o site do anunciante. Geralmente, o custo de um banner é calculado por tempo de exibição (um mês, por exemplo), por cada mil impressões .
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  • Post Patrocinado ou Publieditorial- A mensagem publicitária é vinculada como parte do conteúdo editorial do blog. Esse conteúdo pode ser enviado diretamente pelo anunciante ou escrito pelo próprio blogueiro, para se adaptar à linguagem do blog.
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    É prática comum deixar claro para o leitores que aquele é um post patrocinado, mencionando a natureza publicitária dentro do próprio artigo ou criando uma categoria ou tag específica para posts pagos. Recomenda-se que a temática do publieditorial tenha uma adequação natural com o blog, caso contrário, a publicação pode gerar desconfiança e desconforto para os leitores do blog.
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  • Resenha Patrocinada – Segue os mesmos princípios do post patrocinado, só que nesse caso o blogueiro recebe para fazer uma resenha de determinado produto ou serviço. É de bom tom deixar claro para os anunciantes que não serão aceitos pagamentos por críticas exclusivamente positivas.
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  • Mídias Sociais Patrocinadas – São mensagens publicitárias divulgadas para os seguidores do blog em suas Mídias Sociais. Aqui, a transparência também é levada em consideração e costuma-se identificar a postagem como propaganda através da hashtag #pb ou #ad.
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  • Sorteios e Concursos – Para as marcas, sorteios e concursos são maneiras fáceis e baratas de divulgar seu nome e seus produtos para um novo público. Para os blogueiros, as recompensas podem vir na forma de maior audiência e maior número de seguidores em mídias sociais, aumentando sua credibilidade mediante futuros anunciantes.

                            BRANDING & DESING
  Uma boa estratégia é privilegiar o mesmo esquema de cores, tipografia e qualquer outro elemento que enfatize a sua marca.
Muitos blogs fazem seus mídias kits muito cheio de desenhos e eu não acho tão necessário apesar de gostar muito de coisinhas fofas,hihihi,sem desfocar no assunto,continuando.....
O seu leitor e anunciantes(empresas) devem ser capazes de identificar que aquele é o seu Mídia Kit, mesmo que ele esteja fora do seu endereço eletrônico (quando enviado por e-mail, por exemplo). O uso de gráficos facilita a leitura das informações e mostra organização por parte do blogueiro.
                                              POSICIONAMENTO
Afinal, o seu blog fala sobre o que? É ai que está o negócio ,haha,qual assunto que sempre aborda? O que faz para chamar atenção de suas leitoras? E porque as pessoas estão interessadas no que você tem a dizer? Dessa forma, os anunciantes passam a ter um melhor entendimento sobre o seu blog e sobre o tipo de audiência que ele atrai.
                     
                        + INFORMAÇÕES 
As informações mais relevantes para os profissionais de marketing são: sexo, idade, escolaridade e renda mensal pessoal. Outra informação de grande utilidade para os anunciantes são os hábitos online dos leitores. Dados referentes a quantidade de horas que os leitores passam online, se eles compram ou não pela Internet, que tipo de produtos eles consomem, são muito úteis na hora de definir se vale ou não a pena fechar uma parceria com o seu blog.
                                               ESTATÍSTICA
Anunciantes querem saber exatamente que público você está alcançando, por isso, é essencial fornecer estatísticas reais de tráfego do seu blog. Você pode conseguir essas informações através de ferramentas como o GOOGLE ANALYTICS entre outros(tudo você encontra na página inicial do seu blogger).

                               MÍDIAS SOCIAS
Informe aos possíveis anunciantes de quais mídias sociais o seu blog faz parte. Divulgue o número de seguidores do seu blog via Twitter e Facebook e mostre em que outros sites você tem uma participação ativa e um engajamento por parte dos seus seguidores. Quanto mais seguidores você tiver, mais interesse será gerado para a sua página e a empresa com certeza ficará mais interessada.

Espero ter ajudado vocês sobre o Mídia kit um dos assuntos que é uma grande dificuldade para a maioria de muitas blogueiras iniciantes,então até o próximo poster ....
                                  

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